SGQ: Tudo que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade!
SGQ: Tudo que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade!
Ter um bom SGQ é sinônimo de melhoria contínua e qualidade nos processos. Mas afinal, como ele pode impactar na gestão das organizações e estratégias de negócio?
Pensando nisso, listamos aqui os pontos principais sobre o tema, tal como o que é o SGQ, seu histórico, importância e como você pode implementá-lo de maneira eficaz.
O que é um SGQ?
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em um conjunto de processos e elementos que tem como objetivo principal atender às normas e políticas de Qualidade das organizações, sempre focando na satisfação do cliente, que é um dos objetivos da Gestão da Qualidade.
Nesse sentido, ele pode ser entendido como uma ferramenta que possibilita a organização dos processos, protocolos e ações, trazendo um maior controle e proporcionando uma visão integrada e sistêmica de todas os departamentos.
Assim, podemos citar como vantagens do SGQ o controle e monitoramento dos processos, garantindo que os princípios e diretrizes de qualidade sejam aplicados da maneira correta.
História do sistema de gestão da qualidade
O sistema de gestão da qualidade está completamente ligado com a história e evolução da própria Gestão da Qualidade, tal como a evolução dos seus conceitos.
Porém, os conceitos se materializaram a partir do surgimento do conceito de Gestão da Qualidade Total, que tinha como foco principal a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
A partir disso, surge o SGQ como forma de tornar os processos melhores, garantindo a satisfação do cliente e o aprendizado organizacional.
Leia mais aqui sobre a história da qualidade.
Importância do SGQ na empresa
Como vimos até aqui, o SGQ é voltado para o mapeamento e melhoria contínua dos processos, organizando-os de maneira sistêmica e estratégica.
Sendo assim, o sistema de gestão é essencial para organizar os processos de forma estratégica, tal como definir e atribuir as responsabilidades das atividades, tal como reduzir as falhas, retrabalhos, ocorrências e reclamações.
Inclusive, o SGQ também possibilita a integração com as normas ISO, o que torna os processos de melhoria contínua e automação muito mais estratégicos, facilitando os futuros processos de auditoria.
Benefícios em ter um bom SGQ na empresa
Princípios do SGQ
Quando falamos dos princípios que regem e que dão o norte para a implementação e construção do SGQ, é essencial lembrar que eles são diretamente relacionados com os princípios da qualidade, que são:
- Foco no cliente, onde todas as ações e o sucesso da empresa são focadas em atender as necessidades e expectativas dos clientes;
- Liderança, fazendo com que a Alta Direção e os líderes participem efetivamente de todo o processo de gestão e melhoria;
- Engajamento de pessoas, a qual é pautada na capacitação e na boa comunicação com os colaboradores, fazendo com que eles compreendam a importância do trabalho e sintam-se motivados a contribuir com os processos;
- Abordagem de processos, focado em torná-los mais consistentes e fluidos, garantindo assim a qualidade do processo;
- Melhoria contínua, baseada em indicadores e na observação dos pontos críticos, trabalhando-os e tornando-os cada vez mais assertivo;
- Tomada de decisão baseada em evidências e em dados, para produzir os melhores resultados, com maior precisão e agilidade;
- Gestão dos relacionamentos, criando e mantendo relacionamentos duradouros com stakeholders e com as partes envolvidas no processo.
Como implementá-lo em sua empresa
Implementar um bom sistema não é algo tão complexo, porém, é necessário se atentar à alguns detalhes. Sendo assim, listamos aqui os quatro passos básicos para implementar um SGQ em sua empresa.
Planejamento
O primeiro passo para implementar um bom sistema em sua empresa é realizar o planejamento, onde é feita a análise organizacional, avaliando todo o contexto da empresa, ambientes interno e externo e o levantamento das necessidades dos clientes.
Aqui, também é realizada a avaliação dos riscos e oportunidades, garantindo que o sistema seja implementado corretamente.
Escolha do SGQ
A segunda fase é a escolha de um SGQ, o qual deve atender às necessidades e expectativas a organização, já que cada organização possui suas peculiaridades e objetivos de negócio.
Para escolher um bom sistema, você deve considerar aspectos como:
- Mapeamento dos processos, tal como suas entradas e saídas, indicadores de qualidade, recursos e ações de melhoria contínua;
- Política de qualidade da empresa, que será a base norteadora de todo o sistema de gestão e das ações de compromisso com os interessados;
- Objetivos da qualidade, os quais devem ser claros, mensuráveis e quantificáveis em todos os níveis organizacionais.
Todos esses aspectos são essenciais para definir o escopo para a próxima fase, que é a fase de implantação.
Implantação
A fase de implantação consiste em colocar tudo o que foi planejado e monitorado em prática, incluindo os treinamentos de procedimentos operacionais padrão, documentações, revisão de procedimentos, treinamentos de auditoria, dentre outros.
Todos esses detalhes são colocados em prática e constantemente monitorados, com base nos indicadores de desempenho e no histórico de qualidade, garantindo que o SGQ seja eficiente e uma grande dica para deixar o seu SGQ muito eficiente é automatizar ele.
Preparamos uma série de artigos mais detalhados sobre implantação do SGQ. Você pode lê-los clicando aqui ( parte1) e a parte dois você pode clicar aqui para ler ela.
Um sistema de gestão da qualidade é essencial para garantir a competitividade e sustentabilidade de uma empresa no mercado atual.
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