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Quais são os fatores que indicam um bom SGQ?

Você sabe identificar quais são os fatores que indicam um bom SGQ e como aplicá-lo em sua empresa? Vem comigo e descubra!
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Quais são os fatores que indicam um bom SGQ?

A gestão da Qualidade está sendo cada vez mais difundida pelas organizações, tanto públicas quanto privadas, e um dos meios para fazer com que ela seja materializada é pela implantação de um bom SGQ.

Assim, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pode ser conceituado como um conjunto de atividades organizadas e coordenadas em todos os seus objetivos e políticas, visando sempre a melhoria contínua dos processos e a satisfação do cliente.

Mas afinal, qual a sua importância e como identificar um bom SGQ? Acompanhe o artigo até o final e descubra!

Qual a importância do SGQ?

Quando falamos de qualidade e de um sistema de gestão da qualidade, estamos nos referindo à uma ferramenta de gestão muito poderosa, que atua diretamente na maneira com a qual controlamos e gerenciamos os processos organizacionais.

Claro, não podemos esquecer o sistema de gestão deve ser implementado com base nos parâmetros da norma ISO 9001, que tem o foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos organizacionais.

Assim, o SGQ é importante pelo fato de possibilitar a aplicação de métodos e ferramentas voltadas para a melhoria dos processos, gerando assim resultados mais eficazes e a satisfação dos clientes.

Além disso, um bom sistema de gestão da qualidade também possibilita o desenvolvimento de uma visão sistêmica, transformando a visão de negócio para aproveitar oportunidades e gerir os riscos de cada processo.

Sabendo que um SGQ é importante, vamos falar sobre os fatores que comprovam um bom sistema de gestão da qualidade.

Fatores que comprovam um bom SGQ

Nesse sentido, existem diversos fatores que comprovam um bom Sistema de Gestão da Qualidade.

Sendo assim, um bom SGQ é aquele que conta com os seguintes itens:

  • Justificativas para o sistema de gestão da qualidade;
  • Requisitos para os sistemas de gestão e para os produtos existentes em sua empresa;
  • Abordagem de sistemas de gestão;
  • Abordagem de processos;
  • Política de qualidade bem estabelecida, voltada para os objetivos de qualidade;
  • Participação efetiva da Alta Direção nos processos e nas tomadas de decisões;
  • Documentações pertinentes à implementação e aos processos de melhoria e auditoria;
  • Avaliação constante do sistema de gestão da qualidade;
  • Ações voltadas para a melhoria contínua dos processos;
  • Modelos de negócio de excelência;
  • Abrangência de itens que possibilitem a gestão de documentos, auditorias, não conformidades, reuniões, competências, indicados, fornecedores, riscos, dentre outros aspectos.

E claro, é importante destacar que todos esses aspectos devem levar à um macro objetivo, que é a satisfação do cliente por meio da melhoria dos processos.

Dicas para alcançar as metas

Para que você tenha um bom sistema de gestão da qualidade em sua empresa, é necessário ter alguns cuidados prévios, e pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para implementar o SGQ e alcançar as metas organizacionais.

Ter objetivos bem definidos para implantar o SGQ

O primeiro passo para qualquer mudança organizacional é ter objetivos claros e bem definidos.

Sendo assim, você deve se perguntar sobre qual o seu objetivo com a implantação do SGQ, e quais as suas expectativas para essa mudança, alinhando as suas expectativas com a escolha do sistema.

Claro, sabemos que o principal objetivo da implantação de um SGQ é a satisfação do cliente por meio da melhoria dos processos, mas é importante pensar em quais as outras expectativas que você tem, para assim realizar ações que contribuem para o crescimento organizacional.

Analisar se o que foi planejado está sendo executado de forma correta

Após definir os objetivos e as ações que serão executadas, você deve acompanhar a execução das ações, conferindo se aquilo que foi planejado está sendo executado da maneira correta.

E para isso, é essencial definir e acompanhar os indicadores da implantação do SGQ, para garantir que tudo seja realizado conforme os parâmetros da norma ISO.

Fortalecer a cultura da melhoria contínua e da alta qualidade

Pela própria norma ISO 9001, um dos meios para fortalecer a melhoria contínua é utilizando o ciclo PDCA, aplicando-o da seguinte forma:

  • Plan (planejar), estabelecendo os objetivos e processos necessários para gerar resultados de acordo com os requisitos do cliente e com as políticas organizacionais;
  • Do (fazer), implementando os processos efetivamente;
  • Check (checar), monitorando e medindo processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e requisitos para o produto;
  • Act (agir), executando as ações delimitadas para promover a melhoria contínua em si.

Escolher um bom sistema de gestão da qualidade

E por fim, é importante escolher um bom sistema de gestão da qualidade que se adeque à sua empresa e as suas necessidades.

Sendo assim, você deve refletir sobre quais os módulos que o sistema tem, se ele oferece total suporte para a sua empresa, tal como salvamento de documentos em nuvem e  se o sistema oferece segurança, praticidade fazendo você economizar tempo e custos obtendo resultados ainda melhores.

Outro detalhe que deve ser considerado também é o gerenciamento das certificações que a sua empresa possui, facilitando todo o processo de gestão.

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