O que é Qualidade?
O que é Qualidade?
Apesar de ser um tema bastante comentado no mundo da gestão empresarial, o conceito de qualidade ainda é uma incógnita para muitas pessoas.
Em algum momento, você já deve ter se perguntado o que seria a qualidade e como alcançá-la em sua empresa, seja prestando serviços ou vendendo produtos.
E é justamente sobre este tema que vamos falar hoje. Portanto, acompanhe nosso artigo até o final e saiba mais sobre esse conceito.
Conceito de Qualidade
De acordo com o conceito trazido pelo dicionário Oxford, a qualidade pode ser o grau negativo ou positivo de excelência, ou ainda, a capacidade de atingir os efeitos pretendidos.
Perceba que este conceito é bastante interessantes e nos ajuda a esclarecer alguns pontos sobre o tema.
De acordo com os autores da área, a qualidade pode ser entendida de diversas formas, como por exemplo:
- Joseph Moses Juran: conformidade entre o que o cliente deseja e o que o produto oferece, trazendo assim a satisfação com o produto, ou ainda, ausência de deficiência no produto ou no serviço oferecido;
- Philip Crosby: fazer as coisas certas da primeira vez, eliminando o retrabalho e encontrando zero defeitos no processo produtivo;
- Noriaki Kano: produtos e serviços que atendem, ou até mesmo excedem as expectativas dos clientes, gerando satisfação;
- Henry Ford: fazer as coisas de maneira correta enquanto ninguém está olhando.
Perceba que todos os conceitos acima estão diretamente relacionados à percepção do cliente e à execução das atividades e dos processos internos.
Embora este conceito esteja diretamente ligado à percepção e a necessidade de quem está analisando, ou ainda, a percepção cliente, ele pode assumir várias formas.
Atualmente, podemos dizer que a qualidade consiste em satisfazer as necessidades dos clientes e transpor as não conformidades, ou seja, as falhas na execução das atividades e processos internos.
Qualidade segundo a Norma ISO
Agora vamos falar sobre o conceito de qualidade conforme a norma ISO 9001:2015.
De acordo com o proposto pela norma ISO, a qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
Sendo assim, a norma ISO 9001 propõe um sistema de gestão voltado para a qualidade e para o desempenho da sua organização, de modo a satisfazer os clientes internos e externos, além de:
- Melhorar os processos produtivos, a fim de prover de forma consistente, produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e regulamentos internos;
- Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
- Abordar riscos e oportunidades dentro do contexto organizacional;
- Demonstrar conformidade com os requisitos prévios do sistema de gestão da qualidade.
Para isso, a norma propõe a adoção de um bom sistema de gestão, capaz de abranger e acompanhar todos os aspectos organizacionais, além de melhorá-los continuamente.
Princípios da qualidade
De acordo com a norma ISO 9001:2015, a gestão da qualidade tem como base 07 (sete) princípios básicos, a saber:
- Foco no cliente, sempre visando aumentar a satisfação e diminuir os riscos dos processos e tomadas de decisão;
- Liderança, que afirma que a Alta Direção deve fazer parte de todos os processos, tal como demonstrar comprometimento e auxiliar na aplicação do sistema de gestão de qualidade, dando suporte para a equipe;
- Engajamento das pessoas, fazendo com que a equipe se mantenha motivada e engajada em todos os processos internos;
- Abordagem de processos, que visa monitorar e simplificar os processos a fim de melhorá-los continuamente e aumentar a satisfação do cliente;
- Melhoria contínua, visando sempre corrigir erros e melhorar os processos internos de forma estratégica;
- Tomada de decisão baseada em evidências;
- Gestão de relacionamento com os stakeholders, que são essenciais para o bom funcionamento da organização como um todo.
Perceba que a gestão da qualidade não funciona sozinha, muito menos com uma equipe limitada, e sim com todos os envolvidos no seu funcionamento e em suas atividades.
Importância da gestão em sua empresa
É importante ressaltar que todo o sistema de gestão e os parâmetros propostos pela norma ISO 9001:2015 são voltadas para a satisfação do cliente, gerenciamento de riscos e melhoria contínua.
Todos esses aspectos são fundamentais para o bom funcionamento e para a gestão organizacional, já que são definidos padrões e normas as quais direcionam todo o processo produtivo.
Além disso, a principal proposta da gestão da qualidade é melhorar continuamente e utilizar um bom sistema de gestão da qualidade.
Como alcançar a qualidade em sua empresa
Para alcançar a qualidade, é necessário melhorar continuamente, tal como gerar valor e satisfação para o seu cliente e ter excelência organizacional.
Primeiramente, para melhorar continuamente, é essencial ter mente quais são os os seus objetivos e qual a sua visão de negócio, para assim direcionar todas as estratégias e ações de melhoria.
Além disso, você deve refletir sobre qual a imagem e a experiência que deseja passar para os seus clientes, para assim criar parâmetros e mensurar os níveis de qualidade da sua empresa.
Outro fator que influencia diretamente na gestão organizacional é sempre ouvir o feedback dos seus clientes e considerá-los como parte da estratégia de melhoria.
Aqui no blog temos um artigo sobre como aprender e melhorar continuamente a partir das reclamações dos clientes, pois elas podem indicar não conformidades que nem mesmo a gestão percebeu.
Por meio dessas reclamações é possível identificar quais as necessidades dos seus clientes, expectativas e se a empresa está cumprindo com os requisitos de qualidade.
Mais uma vez, a gestão da qualidade está diretamente ligada à satisfação e comunicação com o cliente, que é quem recebe os seus produtos ou serviços.
Além disso, também é possível alcançar a qualidade por meio da gestão e análise de riscos, por meio de ferramentas da qualidade e principalmente adquirindo um Software para Gestão da Qualidade que auxilia você em todos os processos diários.
Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.
SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO