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O que é controle de qualidade? Para que serve e como fazer na minha empresa?

Você sabia que o controle de qualidade pode transformar a sua empresa e torná-la muito mais competitiva? Leia mais aqui.
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O que é controle de qualidade? Para que serve e como fazer na minha empresa?

Você sabia que o controle de qualidade pode transformar a sua empresa e torná-la muito mais competitiva? Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

De modo geral, o controle de qualidade tem como principal objetivo identificar falhas, melhorar e padronizar os processos internos, gerando competitividade.

Entretanto, a implantação dessa metodologia não pode ser vista como um procedimento temporário, mas deve fazer parte da estratégia e cultura da sua empresa.

O que é o controle de qualidade?

Conceitualmente, o controle de qualidade é um conjunto de atividades voltadas para a verificação dos processos, analisando se eles atendem os padrões de qualidade definidos previamente.

Nesse sentido, os erros devem ser identificados antes de acontecerem, fazendo correções no processo para evitar com que os defeitos aconteçam.

Aqui, a principal proposta é fazer com que o produto seja de alta qualidade, satisfazendo as necessidades do cliente, aumentando a receita e fidelizando os clientes.

Benefícios do controle de qualidade

Podemos citar como principais benefícios do aderir ao controle de qualidade:

  • Estímulo à cultura da qualidade e melhoria contínua dentro da empresa;
  • Maior eficácia na utilização de recursos e matéria-prima;
  • Redução de custos com não conformidade e retrabalho;
  • Melhoria nas metodologias e processos internos;
  • Padronização dos produtos e serviços prestados;
  • Aumento dos níveis de venda e na lucratividade da sua empresa.

Além disso, é possível se antecipar e prever os possíveis riscos e desvios nos processos internos, agindo antes que a não conformidade aconteça.

Nesse sentido, ao aderir a essa metodologia a sua empresa terá os processos funcionando corretamente, livre de defeitos, satisfazendo assim a necessidade dos clientes.

Como aplicar o controle de qualidade em sua empresa

Como a proposta do controle de qualidade é sempre inspecionar os produtos e serviços da sua empresa, existem alguns passos que podem ser seguidos para a sua aplicação.

Basicamente, o processo consiste em:

  • Avaliar os critérios de qualidade pré-estabelecidos;
  • Analisar os processos e verificar as não conformidades e suas causas;
  • Realizar a correção das falhas encontradas;
  • Capacitar a equipe para lidar com todos os procedimentos de controle.

A seguir, vamos falar sobre cada um desses passos e a sua importância para o processo de controle em si.

Análise de processos

O primeiro passo a ser dado é a análise dos seus processos, onde todos os detalhes devem ser avaliados, tanto em desempenho quanto em resultados.

Sendo assim, é fundamental avaliar os seguintes componentes dos processos:

  • Entradas (inputs);
  • Saídas (outputs);
  • Procedimentos que compõem o processo;
  • Métodos de controle;
  • Dados do processo.

É importante destacar que todos esses componentes devem estar em harmonia e dando bons resultados e desempenho. Caso contrário, a sua empresa deve avaliar onde o processo pode ser melhorado, para assim agregar valor.

Correção das falhas e capacitação da equipe de trabalho

Em seguida, o segundo passo é criar um plano de ação para realizar a melhoria contínua e capacitar a equipe para executar as ações. Realize o download de um modelo gratuito de plano de ação clicando aqui.

Nesse sentido, é fundamental que a sua equipe saiba o motivo das mudanças e de todo o processo de melhoria, para que o processo de mudança ocorra da melhor forma possível.

Por falar em equipe, as melhores pessoas para atuarem na melhoria contínua do processo são as que já trabalham e o veem na prática, pois elas sabem o funcionamento e os detalhes do processo, facilitando a mudança.

Além disso, a capacitação da equipe deve fazer parte da proposta de melhoria, pois as não conformidades podem ter origem na falta de conhecimento por parte da sua equipe, sobrecarga de trabalho e erro humano.

Por isso, capacitar à equipe dá mais autonomia e competitividade para a equipe, trazendo maior qualidade e eficácia ao processo.

Satisfação do cliente

Não é segredo que um dos pilares da Gestão da Qualidade é a satisfação e fidelização do cliente. Por isso, o terceiro passo do controle de gestão é mapear os níveis de satisfação do seu cliente.

Aqui, é fundamental ouvir o seu cliente e perceber onde a sua empresa precisa melhorar, seja no atendimento, comunicação e até mesmo percepção de valor e expectativas.

Ferramentas da Gestão Estratégica voltadas para a Qualidade

Para auxiliar o processo de melhoria contínua e controle de qualidade, a sua empresa pode utilizar o Ciclo PDCA para mapear e organizar os processos, tal como propor solucionar e assim gerar qualidade.

Planejamento (Plan)

Na fase de planejamento serão acordadas todas as ações que serão executadas para a melhoria dos processos, que é o principal objetivo do PDCA.

Nesta fase, será feito um plano de ação que servirá como guia detalhado do que deve ser feito para melhorar a gestão empresarial, definindo prazos, metas, responsáveis e indicadores para medir a execução do planejamento.

Execução (Do)

Após a fase de planejamento, é hora de partir para a ação e tirar o planejamento do papel.

Aqui, os responsáveis pelo processo e sua equipe terão total liberdade e autonomia para fazer as ações acontecerem dentro do parâmetro definido no planejamento.

Em seguida, será comparado o planejado com o executado, verificando se os resultados foram satisfatórios.

Controle (Check)

Como dissemos, a fase de controle consiste em verificar se o executado está conforme o planejado, sendo esta a base da melhoria contínua.

Aqui serão avaliados os indicadores e os resultados obtidos, e caso eles sejam negativos, a fase de controle se ocupa em investigar o que não saiu bem, listando-as para preparar ações corretivas.

Ação (Act)

Por último, mas não menos importante, temos a fase da ação, que corresponde às melhorias e ações corretivas.

Caso as ações foram realizadas com sucesso, o papel da gestão empresarial é validar esse processo e continuar realizando, criando um procedimento padrão e de qualidade.

Caso contrário, serão criadas ações corretivas para sanar o problema e chegar ao resultado esperado.

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