O mau uso da Certificação da Qualidade nas empresas
O mau uso da Certificação da Qualidade nas empresas
Antes de passar pelo processo de auditoria, é importante entender a importância do Sistema de Gestão da Qualidade em toda a organização para não fazer um mau uso da Certificação de Qualidade.
Muitas empresas utilizam a certificação apenas para fazer marketing, sem implementar as melhorias nos processos internos. Mas de nada adianta uma certificação de fachada, se os processos internos continuam a apresentar falhas que podem refletir nos produtos ou serviços entregues aos clientes.
Principais riscos da não implementação do SGQ
A implementação correta do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) traz um maior aproveitamento do potencial da organização e das pessoas envolvidas, através de práticas e metodologias mais eficientes e modernas. Por isso é tão importante que os gestores estejam dispostos a aplicá-las em sua realidade e que não façam mau uso da Certificação de Qualidade.
A preparação para a auditoria também deve ser levada a sério. É comum as empresas só se preocuparem com as questões de padrões, registros, análise de causas, planos de ação e não conformidades no mês da auditoria.
Quando essas medidas que deveriam ser feitas antes da auditoria ficam para a última hora, elas acabam sendo deixadas de lado, resultando em um maior número de não conformidades e, consequentemente, mais perda de tempo e dinheiro.
Com a necessidade de marcar uma auditoria de follow up, para analisar a correção das não conformidades detectadas, a empresa terá mais gastos com as visitas dos auditores e ainda precisará fazer as correções das não conformidades da mesma forma.
Essa prática também atinge os colaboradores da empresa, deixando-os desacreditados e desmotivados com a Gestão da Qualidade da empresa.
A falta de comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por parte da empresa pode influenciar, a curto ou longo prazo, no desempenho e no comprometimento do funcionário.
A automatização da Gestão Total da Qualidade
Para otimizar as funções operacionais e deixar os clientes satisfeitos, é preciso ter uma gestão de qualidade eficiente. Para isso, muitas empresas investem em tecnologia, automatizando os processos e melhorando a experiência do público.
A automatização dos processos traz mudanças e melhorias em toda a gestão da empresa, como o aumento da produtividade e a diminuição dos custos e do tempo gasto com tarefas diárias.
Utilizar um software para otimizar a Gestão Total da Qualidade implica em um maior controle e integração de todos o setores da sua empresa, como na organização de documentos, na classificação de fornecedores, no controle de indicadores e no tratativa das não conformidades, garantindo também uma melhor gestão através de métricas em tempo real.
Por isso, trocar os papéis por um software é um investimento indispensável para quem se preocupa com os resultados e evolução contínua da empresa. Uma Gestão Total da Qualidade bem-feita influencia diretamente em como ela é vista pelo mercado e pelo público que consome seu produto ou serviço.
Então, invista em um software de qualidade que otimize sua gestão e garanta bons resultados à sua empresa, veja mais detalhes no post Automatize a Gestão Total da Qualidade com o software 8Quali.
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