Checklist para auditoria ISO 9001:2008
Checklist para auditoria ISO 9001:2008
Atualmente a maioria dos sistemas de qualidade ainda possuem um padrão da ISO 9001: 2008.
No artigo a seguir iremos falar sobre o que é checklist para auditorias.
O que é auditoria?
Conceitualmente, a auditoria é um processo organizado de maneira sistemática, com o objetivo de avaliar as atividades realizadas na empresa, com o objetivo de verificar se elas estão ocorrendo conforme o planejado.
Sendo assim, a análise verifica aspectos como a eficácia na implantação da metodologia que compõe a atividade em si, além da rotina de cada processo, verificando se ela é realmente efetiva e onde estão os pontos de impacto.
Ou seja: podemos dizer que o principal objetivo das auditorias é contribuir para a melhoria contínua da organização, tal como desenvolver o aprendizado e crescimento como parte da cultura da empresa.
Sabendo o que é a auditoria em si, vamos falar sobre a sua importância para as organizações.
O que é um checklist?
O checklist pode ser entendido como uma ferramenta de controle, que possui a forma de uma lista previamente estabelecida, a qual é aplicada para verificar e monitorar tarefas, atividades e até mesmo processos produtivos.
Sendo assim, o principal objetivo dessa ferramenta é garantir que o passo a passo de determinada atividade ou processo seja cumprido, mantendo os níveis de qualidade do projeto ou do produto em si.
O mais interessante dessa ferramenta é que ela pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa ou atividade, sendo adaptável conforme a necessidade da organização.
Além disso, se a aplicação dessa ferramenta for feita da forma correta, é possível obter diversas vantagens, como por exemplo, evitar a repetição de erros pela falta de conhecimento dos processos, além de garantir que as fases do processo foram cumpridas corretamente.
Como e quando utilizá-lo?
Por ser uma ferramenta adaptável, os checklists podem ser aplicados em diversas formas para cumprir os mais diversos objetivos, sejam eles para verificar etapas e ações realizadas, coordenar equipes e projetos, solução de problemas, gerenciamento de tarefas, dentre outros.
Tendo como base essas possibilidades, o checklist pode ser aplicado em diversos contextos e ocasiões, como por exemplo:
- Verificação dos aspectos de produção, garantindo que todos os parâmetros do processo produtivo sejam cumpridos;
- Verificação e recebimento de matéria-prima, contribuindo para o bom funcionamento do setor de estoques e logística;
- Auditoria de processos e implantação das normas ISO, garantindo que todos os parâmetros e aspectos da norma sejam aplicados de maneira efetiva.
Claro, estes são apenas alguns exemplos práticos e comuns à Gestão da Qualidade, porém, a ferramenta pode ser aplicada sempre que você desejar realizar o controle e a verificação de qualquer que seja a atividade.
O Checklist Fácil para auditoria é uma boa opção de ferramenta para garantir a conformidade dessa tarefa de forma padronizada, simples, ágil e segura.
Para auxiliar em sua auditoria disponibilizamos um modelo de Checklist para auditoria ISO 9001:2008.
Faça o seu download aqui clicando aqui!