ISO 9001 será atualizada?
ISO 9001 será atualizada?
Uma das normas mais populares dentro das organizações e na gestão da qualidade é a norma ISO 9001.
Recentemente, foi noticiada a decisão dos Membros do Comitê Técnico da ISO (TC176/SC2) que a norma ISO 9001:2015 não será atualizada.
Apesar de ser uma decisão surpreendente, qual seria a importância da norma para a gestão da qualidade e qual a necessidade da sua atualização?
Para saber todos os detalhes, leia este artigo até o final.
O que é a ISO 9001?
De modo geral, a norma ISO 9001:2015 é a norma que estabelece e organiza os sistemas de gestão organizacional, garantindo o bom funcionamento dos processos e a satisfação dos clientes.
Sendo assim, esta norma propõe a base de um sistema de gestão voltado para os princípios da qualidade, que são:
- Foco no cliente;
- Liderança;
- Engajamento das pessoas;
- Abordagem e melhoria de processos;
- Tomada de decisões baseada em evidências;
- Gestão de relacionamento.
Com base nestes princípios, a norma é difundida em mais de 183 países, contando com mais de 878 mil certificados válidos.
Além disso, é importante ressaltar que esta norma possui caráter orientativo, e que esta certificação proporciona a melhoria dos processos, satisfação dos clientes e confiabilidade frente aos concorrentes.
Objetivo da ISO 9001
A norma ISO 9001:2015 tem como principal objetivo implantar um sistema de gestão da qualidade visando a melhoria dos processos organizacional, de modo a aumentar a satisfação dos clientes por meio da qualidade.
A Norma e o Ciclo PDCA
Com o ciclo PDCA, você consegue acompanhar as ações desde a primeira fase de planejamento, verificar as falhas que estão ocorrendo e prevê ações de correção, se for necessário.
Sendo assim, o Ciclo PDCA pode ser aplicado da seguinte forma:
- Planejar (plan), que consiste em estabelecer os objetivos, processos, recursos necessários e as os resultados esperados com a aplicação da norma, os quais devem ser voltados para a satisfação do cliente;
- Executar (do), que consiste em implementar todos os processos planejados, descritos e documentados no item anterior, os quais serão executados pelos responsáveis do processo;
- Checar (check), que consiste em monitorar os resultados obtidos ao longo da aplicação da norma, comparando-os com os resultados esperados;
- Agir (act), que consiste em verificar os pontos que devem ser melhorados e criar ações corretivas para transformar ou maximizar os resultados.
Perceba que o Ciclo PDCA é um método que se retroalimenta, o que significa que a melhoria contínua se dá pelo trabalho e aplicação contínua dos parâmetros da norma.
Benefícios da norma ISO 9001
Um dos principais benefícios de implementar a norma ISO 9001:2015 em sua empresa é a melhoria contínua e a implantação de um sistema de qualidade voltado para a satisfação do cliente.
Contudo, existe uma série de benefícios que podem ser listados, sendo eles:
- Capacidade de prover consistentemente os produtos e serviços, atendendo assim aos requisitos do cliente e a regulamentação da área de atuação;
- Facilita as oportunidades e cria meios para aumentar a satisfação dos clientes;
- Destaca os riscos e oportunidades do ambiente organizacional, com base nos requisitos de sistemas de gestão da qualidade;
- Melhora a tomada de decisão devido ao planejamento prévio e aos dados construídos pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
- Aumenta a produtividade devido à melhoria no fluxo de processos;
- Valoriza a imagem organizacional, trazendo maior confiabilidade no mercado.
Entretanto, é fundamental que a sua empresa cumpra com os pré-requisitos básicos para possuir a certificação ISO 9001.
Requisitos básicos para a certificação
Para ser certificado com a norma ISO 9001, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Possuir um CNPJ ativo e regularizado;
- Cumprir com a legislação pertinente à sua área de atuação;
- Conhecer a norma e as necessidades da sua organização;
- Implantar um SGQ que atenda aos princípios da norma;
- Avaliar o SGQ, por meio da auditoria interna;
- Contratar uma organização que emita a certificação;
- Realizar a auditoria de certificação e cumprir com todos os itens da norma .
Nesse sentido, é inegável a importância que a norma ISO 9001 tem para as organizações. Contudo, fica o questionamento: será que a norma ISO 9001:2015 será atualizada? Qual a importância e os impactos dessas atualizações?
Decisão do Comitê Técnico
De acordo com as últimas notícias, o Comitê Técnico decidiu não atualizar a norma ISO 9001:2015, a qual deveria ser atualizada neste ano.
O comitê propõe que:
- Ele consultará se uma revisão da ISO 9001 deve ser estabelecida mais cedo do que normalmente seria estabelecido por meio do processo de revisão sistemática;
- O Grupo de Tarefas de Planejamento Estratégico e Operações (SPOTG) deve conferir o portfólio completo de padrões SC2.
Assim, a norma ISO tem a atualização periódica que acontece a cada 05 (cinco) anos, já que a norma é serve como parâmetro para os mais diversos setores e atividades, as quais utilizam os sistemas de gestão da qualidade para automatizar os processos.
Em contrapartida, a ISO deve passar por atualizações pelo fato de que a sociedade e as organizações mudam, sendo necessário criar meios e novas práticas que contribuam para o desenvolvimento social e econômico.
Entretanto, é importante ressaltar que para que a norma seja aplicada de forma correta, é necessário que toda a empresa participe do processo, incluindo a Alta Direção.
Por isso, a responsabilidade da aplicação da norma não é apenas dos colaboradores, mas também da liderança, a qual deve esclarecer todas as dúvidas e orientar as pessoas conforme as diretrizes organizacionais.
Dessa forma, as revisões da norma garantem que os parâmetros acompanhem os avanços e exigências do mercado, melhorando os métodos de gestão.
Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.