Indicadores de desempenho: Minha empresa precisa disso?
Indicadores de desempenho: Minha empresa precisa disso?
A frase “O que não é medido não é gerenciado”, do guru da qualidade William Edwards Deming, resume perfeitamente a real importância dos indicadores de desempenho para o monitoramento dos processos, sejam eles nas empresas ou até mesmo com nossos objetivos e metas pessoais.
Não é possível gerenciar algo onde não se consegue as informações fundamentais para uma possível análise e/ou comparação de resultados.
Nas organizações esse gerenciamento é realizado através de Indicadores chaves de desempenho (os famosos KPI´s), onde são estabelecidos:
- Objetivos: o que será medido
- Métricas: de que forma medir
- Meta (em alguns casos): possibilitando assim visualizar os dados passados, presentes e futuros que se quer monitorar.
Dessa forma, o gestor poderá gerenciar a organização da forma mais eficiente possível, tomando decisões mais assertivas, com base em dados e buscando atingir os objetivos estabelecidos.
Além de serem ferramentas básicas de gestão, os indicadores de desempenho também servem de comunicação sobre seu desempenho para toda a organização, pois eles podem ser compartilhados com colaboradores de diversos níveis hierárquicos (também chamado de Gestão a Vista).
Quais são os principais tipos de indicadores de desempenho?
Os Indicadores de Desempenho podem ser quantitativos ou qualitativos, ou seja, eles podem tanto avaliar numericamente os processos como mensurar a qualidade com a qual esses processos estão sendo executados.
Também podem ser classificados em duas categorias: indicadores estratégicos e indicadores de processo, cada qual com um propósito diferente, para uma demanda diferente:
– Indicadores estratégicos: Tem a intenção de analisar e verificar se os objetivos determinados pela organização estão sendo atingidos pela direção (geralmente possuem metas), demonstrando o quanto a organização está perto de alcançar sua Visão. São, geralmente, indicadores Balance ScoreCard (BSC).
Exemplo:
- Índice de retorno sobre investimento (Perspectiva Financeira);
- Índice de captação de wordpress/s clientes (Perspectiva de Clientes);
- Índice de rotatividade (Perspectiva de Aprendizado e Conhecimento);
- Giro de estoque (Perspectiva de Processos Internos);
- Indicadores de Processo: estão focados em como a tarefa/processo é realizado, medindo seu desempenho e resultados e analisando se os objetivos determinados pela organização estão sendo cumpridos;
- Indicadores de produtividade (Eficiência): estão relacionados à utilização dos recursos da empresa em relação às entregas, ou seja, medem o quanto de recursos são utilizados para gerar um determinado produto ou serviço;
- Indicadores de qualidade (Eficácia): andam lado a lado com indicadores de produtividade pois ajudam a compreender qualquer desvio do processo. Também medem a satisfação dos clientes e as características dos produtos ou serviços;
- Indicadores de capacidade: indicam a capacidade de resposta de um processo, ou seja, medem a capacidade de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo (período determinado).
Fique ligado: É essencial que além da elaboração e acompanhamento dos indicadores existam análises reais e coerentes dos resultados obtidos, bem como planos de ações em caso de não atingimento dos objetivos, para que essa Gestão a Vista seja parte da cultura da qualidade na empresa e não se torne mera geração de números, ok?!
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