Falhas na comunicação inicial do Sistema de Gestão da Qualidade
Falhas na comunicação inicial do Sistema de Gestão da Qualidade
Antes da implantação do Sistema de Gestão de Qualidade em uma empresa, é importante que os líderes compartilhem as informações com os colaboradores e não cometam falhas na comunicação inicial.
A Alta Direção deve conhecer, participar e incentivar a Qualidade em todos os setores para que se estabeleça a cultura da qualidade dentro da empresa. Ela deve ser encarada como parte da estratégia da organização e refletir-se em atitudes do dia a dia.
Uma das falhas na comunicação mais comuns é quando não há troca de informações entre líderes, gestores e colaboradores logo ao início da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, o que resulta em menos compreensão e comprometimento em toda a equipe.
Os colaboradores precisam enxergar esse empenho por parte dos líderes, sentindo que eles também apoiam e praticam a Qualidade na empresa e buscam pela melhoria contínua dos processos.
Além disso, atitudes da direção que não incentivam o Sistema de Gestão da Qualidade na empresa resultam em mais gastos de tempo e dinheiro. Leia mais em O mau uso da Certificação de Qualidade nas empresas.
A importância de uma Gestão da Qualidade eficiente
Para atender às crescentes demandas dos clientes e aprimorar os processos internos, cada vez mais empresas estão adotando ferramentas de gestão interna, como o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Esse sistema é projetado para garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade esperados pelos clientes, ao mesmo tempo em que otimiza os processos operacionais da empresa.
A implementação eficaz das melhores práticas de Gestão da Qualidade pode proporcionar uma série de benefícios tangíveis e intangíveis. Além de uma comunicação interna aprimorada e maior produtividade, a satisfação dos clientes também tende a aumentar. Isso resulta em uma reputação positiva da marca e, consequentemente, em maior fidelização e aquisição de clientes.
Além disso, um SGQ bem estruturado pode ajudar a empresa a identificar e corrigir problemas de forma proativa, reduzindo o número de retrabalhos e desperdícios. Isso leva a uma melhoria contínua dos processos, permitindo que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado e mantenha sua competitividade.
Para garantir uma implantação eficiente do SGQ, muitas organizações estão recorrendo à tecnologia para automatizar processos. Com o auxílio de softwares especializados, é possível monitorar e analisar dados em tempo real, identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais embasadas.
A Gestão da Qualidade com o software 8Quali
O 8Quali é um software para gestão que abrange as principais necessidades encontradas na Gestão da Qualidade nas empresas. O software possui as ferramentas necessárias para otimizar os processos e trazer mais resultados com menos esforço. Conheça agora algumas funções dos principais módulos:
Documentos
- Defina os responsáveis e prazos para elaboração, revisão e aprovação;
- Estabeleça as permissões de visualizações por usuários para cada documento;
- Utilize a tarja automática de cópias controladas e fique tranquilo durante as auditorias;
- Lista mestra atualizada automaticamente, com todos os dados exigidos pela auditoria externa;
- Receba lembretes por e-mail sobre prazos de revisões e liberações de documentos.
Indicadores
- Integração com os demais softwares utilizados pela sua empresa (ERP, CRM, entre outros);
- Indicadores do próprio software 8Quali (reclamações, não conformidades, auditorias, etc);
- Gráfico de Pareto para você analisar seu processo, além de vários outros para as apresentações estratégicas;
- Compare automaticamente resultados de anos anteriores, tudo no mesmo gráfico;
- Exporte os gráficos e tabelas de dados para utilizar em apresentações ou enviar diretamente por e-mail.
Não Conformidades
- Defina responsáveis e prazos para análise de causa raiz, plano de ação e avaliação de eficácia;
- Utilize as principais ferramentas da qualidade diretamente no software (Ishikawa, Brainstorm, 5W2H);
- Agrupe ocorrências semelhantes em uma mesma RNC (não conformidades de produto);
- Notificação por e-mail para cobrança de prazos do responsável de cada etapa;
- Registre, solucione e abra RNC/planos de ação para os atendimentos ao cliente (reclamações).
Auditorias
- Personalize seus checklists de acordo com suas normas e programas internos;
- Realize as auditorias via web e/ou app (computador, smartphone, demais dispositivos móveis);
- Abra Não Conformidade/Plano de Ação para ocorrências detectadas;
- Cadastro ilimitado de auditores e checklists de auditoria;
- Geração de pendências e notificações automáticas por e-mail para os auditores.
Fornecedores
- Personalize os critérios de aceitação para as inspeções e avaliações de matéria-prima/insumos/serviços;
- Assegure a continuidade de seus processos com o controle de estoque de matéria-prima/insumos;
- Resultados das inspeções em tempo real e disponíveis para consulta (de acordo com a permissão do usuário);
- Histórico permanente das inspeções e avaliações, auxiliando para as futuras aquisições;
- Possibilidade de abrir Não Conformidade/Plano de Ação para o fornecedor, com notificações automáticas.
Gestão de Riscos
- Defina responsáveis para descrever o plano de mitigação, contingência e aprovação;
- Cadastre as informações fundamentais do risco e descreva a mitigação/contingência;
- Classifique a probabilidade e impacto do risco e obtenha a sua classificação;
- Vincule documentos cadastrados no software para a etapa de mitigação do risco;
- Vincule as ocorrências de não conformidades na matriz de risco, para facilitar a reavaliação dos riscos.
Competências
- Upload de todos os documentos do colaborador, facilitando o acesso às evidências no momento da auditoria;
- Opção de treinamento presencial ou on-line, com opção de questionário (prova) ao participante;
- Planos de treinamento baseados no cargo, evitando o esquecimento de treinamentos;
- Agendamento e execução das avaliações (período de experiência e periódicas) 100% on-line;
- Matriz de competência gerada automaticamente, com todo o histórico do colaborador.
Reuniões
- Disponibilize aos participantes os materiais a serem usados, antes da reunião acontecer;
- Solicite a confirmação de presença, com atualização automaticamente dentro da ata;
- Possibilidade de inserir participantes extras e/ou externos no momento da reunião;
- Registre/solucione planos de ação para ideias definidas no momento da auditoria, com acompanhamento da conclusão.
Para saber mais sobre o software e solicitar uma demonstração, fale com um de nossos especialistas!
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