Como promover melhoria contínua com ajuda da Gestão da Qualidade
Como promover melhoria contínua com ajuda da Gestão da Qualidade
Empresas que não sabem como promover melhoria contínua, no melhor dos casos, tendem a ficar estagnadas. No pior, acabam por entrar em um ciclo de decadência que pode levar à falência.
No primeiro caso, existem contextos mais estáveis, que precisam de menores mudanças e, assim, os processos conseguem “segurar as pontas” mais tempo. Porém, mesmo nesses contextos, o desgaste normal dos padrões causa problemas que levam ao retrabalho, ao desperdício e à falta de motivação.
Já no segundo contexto (no pior dos casos), alguns contextos obrigatoriamente necessitam de mudanças constantes. Seja para se adequar a novas realidades ou para, efetivamente, implementar melhorias “obrigatórias”. Nesses casos, sem um ambiente favorável à evolução constante, os processos se degradam com facilidade, e deixam de entregar o que as partes interessadas querem. O resultado é a decadência total.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar de alguns dispositivos da gestão da qualidade que podem nos ajudar a promover melhoria contínua, mantendo nossas empresas lucrativas e sustentáveis! Vamos lá?
Como promover melhoria contínua com ajuda da Gestão da Qualidade?
Não há dúvidas de que a Gestão da Qualidade desempenha um papel fundamental no processo de melhoria contínua. Afinal, ela fornece ferramentas e abordagens que levam a melhorias de forma constante, sistemática e eficaz.
Entretanto, há três fatores principais que consideramos a chave para qualquer sistema de melhoria contínua. Não por coincidência, esses três fatores são também pontos chave da gestão da qualidade. Vamos a eles:
A qualidade melhora a identificação e tratativa de não conformidades
O maior indicador de sucesso para uma empresa é conseguir entregar consistentemente o que seus clientes buscam. Para isso, é preciso organizar TODA a cadeia de valor em torno da produção do produto final ou da prestação do serviço.
Muitas vezes, um pequeno desvio em uma etapa muito anterior à entrega final pode causar problemas que perpassam todo o processo e, por fim, comprometem a entrega que o cliente busca. Ou seja, afeta a qualidade do produto ou serviço!
Por isso, a gestão da qualidade se preocupa com toda a cadeia produtiva da empresa. Desde os fornecedores, passando pela produção interna e, finalmente, desembocando na entrega e no pós-venda.
Para dar conta de tudo, o sistema de gestão da qualidade (ou SGQ) implementa dispositivos de identificação de desvios em TODAS as etapas do processo. Afinal, tudo que não está conforme o planejado precisa ser identificado.
Após a identificação, a gestão da qualidade disponibiliza também diversas ferramentas, métodos e sistemáticas para tratar e garantir que isso não volte a acontecer. Assim, pouco a pouco, a empresa caminhará para o processo mais perfeito possível (melhorando-o continuamente).
A qualidade melhora a identificação e aproveitamento de oportunidades
Tratar as falhas e erros é fundamental, entretanto ainda seria apenas uma forma de explorar o que já fazemos. Algo mais reativo e pouco inovativo. Para realmente entendermos como promover melhoria contínua, precisamos entender que inovar é preciso.
Precisamos constantemente buscar e implementar formas de sermos mais rápidos, econômicos e assertivos. Por isso, a gestão da qualidade incentiva a busca de oportunidades. A própria gestão de riscos, recentemente “reestruturada” pela ISO 9001:2015, traz um foco muito maior na busca de oportunidades.
Aqui, mais uma vez, temos o incentivo à busca pelo melhor e uma gama de ferramentas e dispositivos que nos ajudam a encontrar pontos de melhorias e a implementá-las de forma consistente nas empresas.
A qualidade possui inúmeras ferramentas de identificação e resolução de problemas
Por fim, mas não menos importante, precisamos dar crédito àquilo que faz da gestão da qualidade uma disciplina fundamental para qualquer empresa: as ferramentas.
Há séculos, a qualidade tem desenvolvido ferramentas incríveis para identificar e tratar os problemas empresariais. As próprias “7 Ferramentas da Qualidade”, segundo o mestre Kaoru Ishikawa, são capazes de tratar até 95% dos problemas empresariais.
Vejamos algumas ferramentas comuns no dia a dia da gestão da qualidade:
- Diagrama de Ishikawa
- Ciclo PDCA
- 5W2H
- Matriz GUT
- Diagrama de Pareto
- Análise SWOT
- Fluxograma
- Matriz de Priorização
- Diagrama de Dispersão (ou Gráfico de Dispersão)
- Diagrama de Venn
- Histograma
- Diagrama de Árvore
- 5 porquês
- Entre outras.
Apenas ressaltando, esses são apenas alguns poucos exemplos. A incrível gama de ferramentas criadas pela qualidade (ou relacionadas à gestão da qualidade) fazem dela, por si só, quase um “Manual Prático” de como promover melhoria contínua nas empresas.
Como promover melhoria contínua sem gestão da qualidade (o próprio DNA da evolução)?
Ao adotar a abordagem da gestão da qualidade, as organizações se abrem para um universo de oportunidades de melhoria constante, algo que pode trazer benefícios e maiores resultados para todas as partes interessadas. E isso ocorre porque a busca pela melhoria contínua é um dos maiores pilares da gestão da qualidade.
Além disso, a qualidade conta com diversos “guias” que podem ajudar a trilhar uma caminhada mais segura e assertiva. A norma ISO 9001 pode ser um ótimo exemplo disso. Ela é uma aliada poderosa para a organização e manutenção do SGQ e desenvolvimento da melhoria contínua.
A 9001 estabelece diretrizes precisas para a documentação e o controle das informações essenciais ao funcionamento do sistema. Além disso, a norma destaca a importância da liderança comprometida, do engajamento dos colaboradores e da busca pelo aumento da satisfação do cliente. Tudo isso é um potente motor para a melhoria contínua e evolução dos processos e resultados.
Com um SGQ bem ajustado e direcionado da maneira correta, a melhoria contínua se torna o DNA da organização, impulsionando-a a alcançar novos patamares de excelência e inovação. Assim, investir na gestão da qualidade é o caminho para que as empresas se destaquem, se adaptem às mudanças do mercado e se mantenham relevantes em um cenário cada vez mais competitivo.
A melhoria contínua, de fato, é o segredo para o sucesso duradouro das empresas no mundo dos negócios. Já a gestão da qualidade, por sua vez, é o segredo de uma empresa que realmente melhora de forma constante e alcança níveis inacreditáveis de excelência!