Como foi a Semana da Qualidade na 8Quali
Como foi a Semana da Qualidade na 8Quali
Novembro é o mês da qualidade e é claro que aqui na 8Quali nós fizemos uma semana especial de comemorações!
Entre os dias 7 e 10 de novembro, reunimos todos os colaboradores para uma hora de comemoração diária, onde fizemos ações que trouxeram os conceitos da qualidade para a realidade das funções exercidas diariamente por cada colaborador.
Aqui, nós tivemos um resultado bem acima do esperado!
E por isso, escrevi este texto para compartilhar nossas ações com você, leitor. Com isso, espero te inspirar na criação das suas próximas ações em prol da qualidade e do engajamento do pessoal por aí!
Um resumo das ações da Semana da Qualidade na 8Quali
Durante o planejamento, resolvemos reunir os colaboradores em um horário que ficaria melhor para todos e não impactasse a nossa disponibilidade para o cliente. Decidimos então dividir as ações em 4 dias, uma hora por dia, sempre das 16:30 às 17:30.
No primeiro dia, dia 07 de novembro, fizemos uma apresentação de abertura da Semana e uma contextualização do assunto para os colaboradores, apresentando alguns conceitos sobre qualidade. Nesta apresentação, usamos vídeos como recurso lúdico para ajudar nas explicações.
No dia 08, para começar a tirar a qualidade do papel, dividimos os colaboradores em grupos para uma dinâmica.
Eles foram os protagonistas, discutindo qual era o papel deles na empresa e como as atividades executadas impactam na entrega final ao cliente, bem como sobre a importância da qualidade em cada setor da empresa.
No terceiro dia (10/11), fizemos uma apresentação sobre a percepção de todos os grupos do dia anterior, para colocar todos os colaboradores na mesma página e para ajudá-los a desenvolver a visão sistêmica.
Além disso, fizemos uma gincana: pedimos para que todos respondessem algumas perguntas sobre as discussões dos três dias de evento, para ajudar a fixar os pontos mais importantes.
No último dia de evento, tivemos uma surpresa: 3 colaboradores ficaram com a mesma nota na gincana! Sendo assim, fizemos uma “prova de desempate”, e a colaboradora Lohaine Moraes (do setor de Sucesso do Cliente) saiu vencedora, sendo presenteada com um troféu e uma cesta maravilhosa!
A meu ver, fechamos a semana com chave de ouro, não acha? 😊
Percepção dos colaboradores sobre o evento
As atividades da nossa Semana da Qualidade foram pensadas para serem divertidas, além de educativas. Isso de modo a envolver os colaboradores com o assunto de forma leve e dinâmica. Para nossa alegria, a recepção foi ótima!
Caio José da Silva, do setor de Desenvolvimento de Novos Negócios, disse que “As dinâmicas em grupo foram muito divertidas e nos ajudaram a trocar conhecimento, nos aprofundando além do material teórico apresentado. Além disso, sempre é legal uma competição sadia para exercitar o conhecimento”.
Caio ressaltou ainda que “é sempre muito proveitoso conhecer as raízes de processos que executamos no dia a dia. Com as atividades da Semana, nós pudemos entender melhor as bases e origens dos estudos que geraram o conhecimento que aplicamos em nossas rotinas na 8Quali. Acredito que todos saímos desta semana com mais embasamento para argumentação e entendimento da filosofia empregada no 8Quali, e que terei mais insumos para entender os problemas e pontos de melhoria de nossos clientes – visando proporcionar avanço em seus SGQ’s”.
Já Lohaine Moraes, a grande ganhadora da nossa gincana, disse que a parte mais valiosa da Semana para ela foi a validação do conhecimento adquirido por meio do questionário. Ela disse que “Qualidade é sinônimo de melhoria contínua e, no dia a dia, precisamos estar atentos às melhores práticas para que nosso trabalho esteja sempre alinhado com as necessidades do mercado”.
Quanto a mim, acredito que o resultado da Semana foi acima do esperado, pois, durante a dinâmica, os colaboradores demonstraram ótima percepção do impacto das suas atividades nos seus setores e se mostraram verdadeiros craques na Qualidade.
E como esse ano foi um sucesso total, já comecei a pensar nas comemorações do ano que vem, com melhorias a partir das lições aprendidas no evento deste ano. E olha, não quero dar spoiler, mas estou pensando em um dia inteirinho de evento. 🤭
Nem só de Semana da Qualidade vive a Qualidade, não é mesmo?
Neste ano, a Semana da Qualidade já passou. Mas, durante todo o ano, temos datas especiais que nos ajudam a trazer a qualidade para a pauta da empresa.
No dia 20 de novembro, último domingo, foi comemorado o Dia do Auditor Interno! Nós da 8Quali queremos reconhecer o trabalho de todos os auditores internos que tanto ajudam na melhoria contínua das empresas.
Esses profissionais fazem uma das análises mais importantes dentro da empresa: a comparação com os referenciais de excelência e desenvolvimento da qualidade. Isso, com certeza, leva a empresa para outro nível.
Por isso, obrigado auditores internos por defender a qualidade dentro das empresas e no mundo inteiro, vocês são show!
Então, que tal estender as comemorações da Semana da Qualidade reconhecendo os auditores internos aí da sua empresa? Você pode fazer desde um cartão de agradecimento, até um evento com muita troca de conhecimento! O que vale é reconhecê-los!
Concluindo: o importante é espalhar qualidade mundo afora 😁
Precisamos aproveitar todos os momentos possíveis para disseminar a qualidade, durante o ano todo, e as datas comemorativas são ótimos gatilhos. Aqui aproveitamos e tivemos ótimos resultados!
Espero que sua Semana da Qualidade também tenha surtido ótimos resultados para a sua empresa, que tenha sido um sucesso ainda maior do que o nosso por aqui!
Agora, vamos trocar experiências? Me conta aqui como foi a Semana da Qualidade aí na sua empresa!