Como estruturar o planejamento estratégico?
Como estruturar o planejamento estratégico?
No artigo de hoje, vamos falar de planejamento estratégico. Acredito que muitos já ouviram falar disso, mas para que todos tenham o mesmo entendimento é importante reforçar o conceito. Não é mesmo?
Planejamento estratégico é o processo sistemático de pensar sobre o futuro e estabelecer um plano de ação para alcançar os objetivos da empresa a longo prazo.
Geralmente, um planejamento estratégico revê metas e objetivos a cada dois anos. Mas isso não é uma regra. O ideal é definir a melhor periodicidade para o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela sua empresa e para a revisão do planejamento, o que pode variar de empresa para empresa.
É no planejamento estratégico que a empresa irá alinhar as atividades e recursos com as metas, a missão e a visão do negócio.
O planejamento estratégico geralmente envolve a análise da situação atual da organização. Isso significa identificar tendências e desenvolvimentos futuros, definir objetivos a longo prazo e formular estratégias para alcançar esses objetivos. Além de monitorar e avaliar o progresso.
O objetivo do planejamento estratégico é ajudar a organização a se adaptar e prosperar em um ambiente em constante mudança. Alinhando recursos e esforços para maximizar a performance.
Para que serve o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico serve para ajudar uma organização a atingir os objetivos, alinhando as atividades e recursos com a visão e as metas. Mas não é só isso. O planejamento estratégico possui algumas funções específicas, tais como:
- Orientação: fornece uma direção clara para a organização, permitindo mais concentração em áreas importantes evitando distrações irrelevantes;
- Flexibilidade: ajuda a empresa a se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente externo, permitindo que faça ajustes rápidos para aproveitar as novas oportunidades.
- Eficiência: permite que a organização aloque recursos de maneira mais eficiente, maximizando a performance e alcançando os objetivos de maneira mais rápida e econômica;
- Alinhamento: assegura que todas as partes da empresa estejam trabalhando em direção às metas comuns e objetivos;
- Responsabilidade: possibilita avaliar o desempenho e o progresso da organização em relação aos objetivos estabelecidos. Identificando áreas onde é necessário tomar medidas para melhorar ou corrigir o resultado;
- Preparação para o futuro: permite que a organização pense voltada para o futuro, enfrentando desafios e identificando novas oportunidades para alcançar os objetivos estabelecidos.
Principais fatores para estruturar o planejamento estratégico
Existem vários fatores que podem ser analisados no momento da estruturação do planejamento estratégico.
Alguns são essenciais para que haja um maior entendimento do negócio. Outros são utilizados apenas para complementar a estruturação e torná-la mais robusta. Então, destacarei três etapas que considero essenciais. Vejamos:
Analisar a situação interna e externa da empresa
É a avaliação da situação atual da empresa, incluindo as forças e fraquezas (situação interna) e oportunidades e ameaças (situação externa). Uma ferramenta muito conhecida e utilizada na construção desta etapa é a análise SWOT. Logo mais eu falo um pouco mais sobre ela 😉.
Ao identificar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, a organização pode desenvolver estratégias para aproveitar as oportunidades, minimizar as ameaças e corrigir suas fraquezas, aproveitando suas forças. E a SWOT é uma ótima pegada para isso!
Definir os objetivos
Esta etapa é o coração do planejamento estratégico!
Isso porque é onde a empresa estabelece as metas e os objetivos a serem alcançados nos próximos anos. Digamos que é o combustível para a empresa funcionar. Afinal, uma empresa sem objetivos não chega a lugar nenhum!
Formular a estratégia
Formular a estratégia significa desenvolver um plano (inclusive de ações) onde serão definidas as melhores formas de alcançar os objetivos estabelecidos.
Isso inclui a alocação de recursos, contratações, compras e mais, além de definições específicas de acordo com o que foi planejado. Lembrando que esses são modelos gerais e pode (ou deve) haver variação dependendo do contexto e da sua organização.
Análise SWOT como ferramenta
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a organização a avaliar a situação atual e a identificar oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo. A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Uma análise do ambiente interno e externo é essencial para compreender o cenário, buscar oportunidades e planejar ações de maneira mais eficiente e assertiva. Cabe ressaltar cada palavrinha dessas, pois isso facilitará no momento de realizar a análise. Vejamos:
- Forças: aspectos internos positivos da organização, como competências, recursos e habilidades que a diferenciam de outras organizações;
- Fraquezas: aspectos internos negativos da organização, como limitações, problemas e falhas que precisam ser corrigidos;
- Oportunidades: são as oportunidades externas que a organização pode aproveitar, como tendências do mercado, mudanças regulatórias e inovações tecnológicas;
- Ameaças: são os riscos e ameaças externas à organização, como a concorrência, mudanças econômicas e desastres naturais.
“Planejamento estratégico é tudo igual?”
A resposta é não! Cada empresa pode definir a melhor forma de estruturar o planejamento estratégico. Inclusive optando por outras ferramentas que não a SWOT.
Existem várias metodologias para auxiliar a organização a estruturar o planejamento estratégico. O importante é que a empresa consiga destacar e desenvolver no planejamento o objetivo da organização. Por isso algumas etapas (como as que citei acima) auxiliam no desenvolvimento.
O planejamento estratégico é a “identidade” da empresa. É a forma de reunir em um documento a missão, visão, valores, objetivos, metas e métricas. E por isso é tão importante ser estruturado de forma clara e objetiva.
Além disso, é fundamental que todos os colaboradores conheçam o planejamento estratégico da empresa. Isso irá auxiliar no alcance dos objetivos e no engajamento das pessoas.
Portanto, se a sua empresa ainda não tem um planejamento estratégico estruturado, o início do ano é um excelente momento para construí-lo. Acredite, ver os objetivos destacados e organizados facilita, e muito, no atingimento das metas e na sustentabilidade da sua organização! 😉