Como aplicar a metodologia 5 Porquês para encontrar a causa raiz?
Como aplicar a metodologia 5 Porquês para encontrar a causa raiz?
Também conhecida como árvore de falhas, a metodologia 5 Porquês é uma ferramenta desenvolvida para encontrar a causa raiz de um problema. Foi desenvolvida por Taiichi Ohno considerado o maior responsável pela criação do sistema Toyota de Produção e do sistema Kanban, se popularizando na década de 1970.
A ferramenta consiste em perguntar cinco vezes seguidas o porquê para um problema sempre relacionando a causa anterior. Terminando as 5 perguntas será encontrada a causa raiz do problema, que se for corrigido deverá evitar o reaparecimento do mesmo.
Segundo Ohno, perguntar cinco vezes é a quantidade suficiente para determinar a causa raiz, contudo, pode-se aumentar a quantidade de perguntas caso não sinta confortável com a possível solução.
Portanto não há uma regra para a quantidade de perguntas que é feita, mas é importante fazer os questionamentos até chegar na causa raiz. Essa técnica pode ser usada para resolver qualquer tipo de problemas, administrativos e/ou industriais.
Como aplicar a metodologia dos 5 Porquês:
- Identifique o problema: Comece por anotar claramente o problema que deseja resolver. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma máquina parada até um processo que não está atingindo as metas de produção.
- Realize um brainstorming: Reúna uma equipe de pessoas envolvidas no processo. É crucial garantir que todos se sintam à vontade para contribuir com suas ideias e perspectivas.
- Formule a primeira pergunta: Comece perguntando “Por que o problema ocorreu?” ou “Por que o evento indesejado aconteceu?”.
- Repita o porquê cinco vezes: A cada resposta, pergunte “Por que isso aconteceu?” ou “Qual foi a causa dessa ocorrência?”. Continue esse processo até chegar à causa raiz do problema. Geralmente, isso acontece após cinco iterações, mas pode ser necessário mais ou menos, dependendo da complexidade do problema.
- Identifique a causa raiz: Quando você atingir a causa raiz, você terá encontrado a origem do problema. Esta é a questão fundamental que, se corrigida, pode evitar a recorrência do problema.
Exemplo de aplicação:
Máquina parada
1. “Por que a máquina parou?”
O circuito sobrecarregou, queimando um fusível.
2. “Por que o circuito ficou sobrecarregado?”
Houve lubrificação insuficiente nos rolamentos.
3. “Por que houve lubrificação insuficiente nos rolamentos?”
A bomba de óleo da máquina não está circulando óleo suficiente.
4. “Por que a bomba não circula óleo suficiente?”
A entrada da bomba está entupido com aparas de metal.
5. “Por que a entrada da bomba está entupido com aparas de metal?”
Porque não existe nenhum filtro na bomba…. CAUSA RAIZ.
Outra ferramenta bastante utilizada para determinar a causa raiz de uma problema é o diagrama de Ishikawa.
Vantagens da metodologia dos 5 Porquês:
- Identificação rápida e de baixo custo das causas dos problemas: Não requer grandes investimentos em recursos ou ferramentas complexas.
- Fácil de aprender e implementar: Não é necessário um treinamento extensivo para começar a utilizar a técnica.
- Não depende de estatísticas: Pode ser aplicada sem a necessidade de dados estatísticos elaborados.
- Integração com outras técnicas: Pode ser combinada com outras metodologias, como o diagrama de Ishikawa, para uma análise mais abrangente dos problemas.
- Engajamento da equipe: Incentiva a participação e colaboração de todos os envolvidos na identificação das causas raízes.
Em resumo, a metodologia dos 5 Porquês é uma ferramenta valiosa para resolver problemas de forma eficaz, ajudando as equipes a identificarem as verdadeiras causas dos problemas e implementarem soluções duradouras.
Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Converse com um especialista da 8Quali, clicando no botão abaixo:
Maria Valentina da Mata
Caramba, que show hein! Não é em qualquer lugar que se acha conteúdo agradável de como o Seu.
Obrigado de Teu post, acabei de incluir Seu site nos meus favoritos.
🙂
Emanoel Silveira
Olá, Maria Valentina da Mata! Obrigado pelo seu feedback e comentário! Ficamos muito felizes em saber que você tenha gostado! Em breve teremos novas postagens!