Checklist: O que é, quais seus benefícios e dicas de como fazer o seu checklist de sucesso
O checklist, também conhecido como folha de verificação, é uma das ferramentas mais utilizadas na Gestão da Qualidade e nos processos de auditoria, tanto para verificar quanto para controlar os processos. Nesse sentido, vamos falar a seguir sobre o que é um checklist, benefícios de …
O que é SAC e porque ele é tão importante para sua empresa?
Não é segredo nenhum que a internet revolucionou as comunicações, tanto dentro quanto fora das empresas, e uma das comunicações que passaram por essas transformações foi o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Apesar de o seu conceito ter sido difundido muito recentemente, o SAC …
Como definir um sistema de gestão de riscos para sua empresa?
Uma organização de sucesso é aquela que compreende que os riscos existem, e que eles devem ser gerenciados de maneira estratégica, como qualquer outro ponto de impacto da organização. De fato, toda e qualquer empresa está exposta aos riscos. Porém, o que diferencia as empresas …
O que é auditoria e qual a sua importância?
Apesar de muito temida por algumas empresas, a auditoria pode ser uma ferramenta de grande utilidade e aprendizado organizacional. Sendo assim, vamos explicar nesse artigo o que seria a auditoria, qual a sua importância, tipos e como se preparar para ter bons resultados. O que …
Não conformidades: 4 razões para você gerenciá-las
Embora sejam muito temidas e vistas de maneira muito negativa, as não conformidades podem ser de grande aprendizado para as organizações. Contudo, quando gerenciados da forma correta, podem trazer inúmeros benefícios, os quais vão muito além dos processos e da eliminação de falhas. Sendo assim, …
Plano de ação: O que é, quando utilizá-lo e como elaborar um plano de ação?
Todo o processo de criação do planejamento estratégico e de melhorias conta com uma série de ações a serem realizadas, e uma delas e a construção do plano de ação. Na prática, o plano de ação serve como um mapa para direcionar a organização, definindo …
Quem foi Walter Shewhart?
No artigo de hoje, vamos falar sobre um dos grandes gurus da Qualidade, que é Walter Shewhart, pai do Controle Moderno de Qualidade e do Controle Estatístico de Processos (CEP). Shewhart teve grandes contribuições no mundo da qualidade, consolidando uma das ferramentas mais importantes até …
Qual o papel dos gestores em momentos de crises?
Muito se fala em gerenciamento de crise e o quão importante elas são. Mas afinal, qual o papel dos gestores em momentos de crise? Elas podem ser benéficas para o negócio? É exatamente isso que você irá saber neste artigo. De modo geral, o gerenciamento …
Qual a história da Qualidade?
Muito se fala em qualidade e em como ela pode transformar as organizações, mas afinal, de onde ela veio, como surgiu, quais os caminhos percorridos até aqui e quem foram os seus pioneiros? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Segundo a International Standardization …
Qual importância em tratar uma Não Conformidade?
Uma não conformidade pode impactar diretamente no seu processo produtivo e consequentemente, na qualidade dos produtos e serviços prestados. Assim, o tratamento das não conformidades corresponde a uma série de atividades planejadas e direcionadas para evitar o retrabalho, desperdício de tempo e recursos, e consequentemente, …