Análise Bow Tie: fortalecendo a análise de causas e efeitos 🔄️
Análise Bow Tie: fortalecendo a análise de causas e efeitos 🔄️
No artigo de hoje, vamos explorar a não tão conhecida Análise Bow Tie, uma ferramenta especialmente útil na análise de causas e efeitos. Mesmo que já contemos com excelentes metodologias nessa área, tal qual o 5 porquês ou o Diagrama de Ishikawa, é interessante conhecer novas ferramentas e entender como elas podem nos ajudar a ser mais precisos e analíticos.
Muitas vezes, podemos nos deparar com uma não conformidade resultante de não apenas uma causa raiz, mas de várias. Da mesma forma, há ocorrências que acabam por desencadear vários efeitos. Não estamos muito acostumados a analisar situações assim, mas a Análise Bow Tie pode nos salvar quando isso acontece.
Além disso, por ser extremamente visual, a Análise Bow Tie ajuda a demostrar as causas e efeitos de uma não conformidade.. De certa forma, podemos até mesmo dizer que ela é “a ferramenta de gestão à vista da causa e efeito”.
Vale lembrar também que ela é uma ferramenta muito versátil (assim como o Software 8Quali 😉) e pode ser adaptada para diversos contextos. Antes, citei apenas as não conformidades, mas é perfeitamente possível fazer uma análise de riscos com ela. Assim, seria possível analisar fatores que fazem um risco incidir, bem como todos os efeitos que o risco x, y ou z podem causar.
O que é a Análise Bow Tie e como utilizá-la?
A Análise Bow Tie é uma ferramenta de gestão cujo o objetivo é analisar as causas e efeitos de um evento em específico. Para isso, organizam-se visualmente as causas (à esquerda), o evento analisado (ao centro) e os efeitos (a direita).
Por analisar situações que envolver mais de uma causa ou efeito, o resultado da análise fica visualmente parecido como uma gravata borboleta (do inglês, Bow Tie). Essa configuração é muito simples e facilita uma visualização mais ampla dos cenários analisados. Veja só:
Exemplo de aplicação da Análise Bow Tie
Imagine que você está analisando uma não conformidade, de um produto que saiu da linha de produção com a cor incorreta. Ao invés de vermelho, ele acabou sendo produzido em um tom de roxo. Assim, criamos o diagrama da Análise Bow Tie e a preenchemos com as causas encontradas. Mais ou menos assim:
Ao analisar esse evento hipotético com a análise Bow Tie, podemos visualizar claramente as causas potenciais da não conformidade, assim como seus efeitos para a empresa e partes interessadas. Bem como, fornece um ótimo registro documental das não conformidades do sistema e até mesmo sobre como elas foram (ou serão) tratadas.
Além disso, podemos identificar pontos fracos no processo. Por exemplo, a falta de manutenção preventiva ou calibração (“Temperatura da câmara de pintura fora do padrão”). Essa análise completa e visual permite que a empresa tome medidas corretivas para fortalecer o processo de forma mais assertiva e focada em resultados.
Gestão de riscos: “Barreiras de Controle” e “Barreiras de Mitigação”
Como dito, a ferramenta é bastante versátil e pode ser melhorada ou adaptada em diversos sentidos. Um exemplo é a representação das barreiras (de controle ou mitigação) na gestão de riscos.
De forma resumida, Barreiras de Controle são dispositivos que impedem ou reduzem a probabilidade de o risco realmente incidir. Já as Barreiras de Mitigação são dispositivos que reduzem ou eliminam os impactos de um risco que já incidiu.
Assim, podem acrescentar colunas ao diagrama e colocar ambas as barreiras visualmente. As Barreiras de Controle entre as causas e o evento e as Barreiras de Mitigação entre o evento e os efeitos. Veja um exemplo simplificado:
Esse exemplo simples mostra como a análise Bow-Tie pode ser eficaz na análise de causas e efeitos, bem como sua utilização ajuda a termos uma visão completa do evento analisado (seja um problema, não conformidade ou risco).
Além disso, é possível (e necessário) adaptar o uso do diagrama de acordo com o contexto da sua empresa ou processo. Isso nos permite acrescentar aspectos importantes e tornar a análise ainda mais realista e completa.
Análise Bow Tie: uma ferramenta simples para impulsionar resultados!
A Análise Bow Tie oferece uma maneira clara, visual e completa de identificar e compreender os riscos ou não conformidades associadas aos processos. Da mesma forma, ao mapear as causas e efeitos por meio dessa ferramenta, a empresa consegue uma melhor compreensão dos pontos críticos da operação e sobre como lidar com eles.
Assim, análise Bow Tie ajuda as organizações a tomar decisões mais assertivas ao fornecer uma visão holística dos eventos analisados. Ela também pode contribuir para promover a cultura da melhoria contínua e da mentalidade de riscos, alcançando o mais importante dos resultados: a sustentabilidade do negócio.
Portanto, utilizar a análise Bow Tie na gestão de riscos ou na tratativa de não conformidades é uma forma de reduzir retrabalho, prevenir acidentes, evitar desperdício e atingir uma padronização sem igual. Tudo isso resulta, é claro, no final do processo ponta a ponto: entregando mais conformidade e satisfação para o cliente!
Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Converse com um especialista da 8Quali, clicando no botão abaixo.