Entendendo o item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” da ISO 9001:2015
Entendendo o item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” da ISO 9001:2015
Hoje, vamos falar do famigerado item 6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los. Um item que deveria ser muito simples, mas que causa certa confusão em muitos profissionais. Talvez, você até já tenha tido calafrios quando o auditor perguntou sobre ele na auditoria.
A notícia ruim é que a má definição dos objetivos da qualidade pode causar grandes problemas para as empresas, como a falta de clareza na execução e o desperdício de recursos. Sem contar, é claro, com problemas relacionados à conformidade dos produtos ou serviços.
A boa notícia é que esse item é muito mais simples do que parece. Até o fim deste artigo, você vai entender como ele funciona e perceber como ele praticamente já está definido na sua empresa!
A dica aqui é: leia o artigo atentamente e, depois, faça uma revisão dos objetivos que vocês já definiram. Se você está fazendo a definição pela primeira vez, melhor ainda! Basta compreender bem o conceito e colocar a mão na massa!
Conhecendo o item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” da ISO 9001:2015
Agora, para começar a conversa, vejamos o que o item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” nos diz!
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los
6.2.1 A organização deve estabelecer objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes necessários para o sistema de gestão da qualidade.
Os objetivos da qualidade devem:
a) ser coerentes com a política da qualidade;
b) ser mensuráveis;
c) levar em conta requisitos aplicáveis;
d) ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente;
e) ser monitorados;
f) ser comunicados;
g) ser atualizados como apropriado.
A organização deve manter informação documentada sobre os objetivos da qualidade.
6.2.2 Ao planejar como alcançar seus objetivos da qualidade, a organização deve determinar:
a) o que será feito;
b) quais recursos serão requeridos;
c) quem será responsável;
d) quando isso será concluído;
e) como os resultados serão avaliados.
A estrutura do item é muito simples e didática. Temos o 6.2.1, que mostra fatores importantes na hora de definir os objetivos da qualidade. Depois temos o 6.2.2 que nada mais é do que um “5w2h” que nos ajuda a criar planos de ação para alcançar esses objetivos (neste artigo, não vamos focar muito no 6.2.2, tudo bem?).
Aqui, o essencial é a definição dos objetivos. Afinal, pense comigo: se definirmos os objetivos errados, por melhor que seja o plano de ação, vamos apenas aplicar ações incorretas e que não trarão resultados.
Como definir os objetivos da qualidade?
Os objetivos da qualidade são muito mais simples do que imaginamos. E há dois caminhos lógicos para defini-los. O primeiro são os problemas que a empresa vem enfrentando. Vamos a um exemplo simples:
- Atraso nas entregas;
- Devolução de produtos;
- Excesso de retrabalho;
- Excesso de sobras de material.
Suponhamos que a empresa enfrente esses problemas e que isso esteja comendo os lucros e a paciência do pessoal. Neste caso, bons objetivos da qualidade podem ser:
- Reduzir o tempo de entrega em x [unidade de tempo] (dias, semanas, meses etc)
- Reduzir a devolução de produtos em x por cento;
- Melhorar a assertividade dos processos reduzindo a reoperação de produtos acabados em x por cento;
- Reduzir os refugos de matérias primas e insumos em x %.
É importante que esses objetivos sejam mensuráveis (b) para que, assim, possam ser monitorados (e) e comunicados (f)!
“Ah, mas Gabi, tudo precisa estar de acordo com a política da qualidade…”
É verdade, está lá no subitem (a). Mas olha que mágico, porque se sua empresa está enfrentando esses problemas, a política da qualidade tem que se algo nessa linha:
Produzir [área de atuação da empresa, produto] conforme o acordado com o cliente e dentro do prazo contratado, reduzindo níveis de desperdício e retrabalho.
Se você quiser “marketizar” um pouco e deixar a política “mais bonitinha”, mais voltada às partes interessadas externas, podemos deixar assim:
Produzimos [seu produto] de acordo com os requisitos de qualidade que o cliente espera, garantindo entregas dentro do prazo, reduzindo desperdícios para assegurar maior responsabilidade ambiental e eliminando retrabalho para garantir o bem-estar de nossos colaboradores.
Tudo bem, talvez eu tenha “marketizado” demais, mas você entendeu o conceito! 👊😁
Objetivo é estratégia!
Antes, eu disse que haviam 2 formas de definir. A primeira é pensando nos problemas da empresa, certo? A segunda tem a ver com estratégia!
Sabe aquelas empresas que fazem um planejamento estratégico maravilhoso no começo do ano e definem vários objetivos estratégicos. Pronto, esses objetivos também são os objetivos da qualidade. Não seria estranho se a empresa tivesse um plano estratégico e os objetivos da qualidade fossem diferentes? Assim, por exemplo:
- a) Objetivo estratégico: conquistar novos mercados – Objetivo da qualidade: desenvolver novos produtos ou canais de vendas;
- b) Objetivo estratégico: aumentar os lucros – Objetivo da qualidade: reduzir desperdício, melhorar produtividade, aumentar as vendas, etc;
- c) Objetivo estratégico: melhorar a qualidade de vida dos colaboradores – Objetivo da qualidade; implementar a ISO 45001 ou a 45003.
Gente, vamos parar de complicar!
A qualidade é um parceiro de negócios que tem como papel ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, simples assim! Tudo que ela faz precisa ajudar a empresa a ser mais assertiva e entregar o que o cliente busca (6.2.1, d), pois aumentar a satisfação do cliente é a maior estratégia de TODAS!
Por fim: monitorar, documentar e atualizar!
Feito isso, basta documentar tudo, pois isso não só ajuda a concretizar o que foi definido como facilita a consulta e comunicação dos objetivos.
Além disso, evidentemente, cedo ou tarde a empresa irá melhorar seus processos, o que fará com que ela alcance os objetivos. A partir daqui, é preciso atualizar os objetivos e entender se eles são pertinentes. Vale lembrar, também, que é preciso monitorar tudo, com indicadores por exemplo, para pode analisar periodicamente como a empresa está se saindo na busca pelos objetivos da qualidade.
É claro que a definição dos objetivos da qualidade deve ser feita com cautela e atenção, mas ao se voltar para a organização, fica fácil entender o que devemos atacar. Além disso, os próprios subitens do item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” ajudam a analisar melhor o contexto e, assim, definir objetivos que realmente agregam valor e trazem benefícios para nossas organizações!
A 8Quali e o item “6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los” da ISO 9001:2015
Aqui, para finalizar, gostaria de falar um pouquinho sobre a importância do nosso software nesse processo. Sempre que você tem todas as informações centralizadas, fica mais fácil entender o sistema.
Isso vai ajudar a fazer um planejamento estratégico mais assertivo e, também, a compreender melhor os problemas e dificuldades da empresa. Dessa forma, a definição dos objetivos fica mais segura e direcionada às necessidades da sua organização.
E, dando sequência ao processo, você pode planejar a maneira de alcançar esses objetivos direto no software. Controlando planos de ação e atividades! Resumindo: só vantagens! Então, clique aqui e vamos juntos construir um SGQ incrível!